Um paciente de cinquenta anos de idade, etilista crônico

Um paciente de cinquenta anos de idade, etilista crônico, foi encaminhado a serviço especializado por apresentar dor no andar superior do abdome que irradiava para o dorso. De acordo com a família, esse quadro perdurava havia três anos e, com o passar do tempo, a dor tornou-se mais constante. O paciente apresentava, ainda, esteatorreia e diabetes melito e foi diagnosticado com problema pancreático.

A partir desse caso clínico, julgue os próximos itens.

No que se refere ao problema pancreático desse paciente, não é incomum a presença de tecido pancreático em sítios ectópicos, porém, grande parte do tecido pancreático ectópico não é funcionante.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A revitalização da indústria naval trouxe para o Brasil consequências como o aperfeiçoamento dos processos produtivos. Sobre esse setor no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I – Apesar do fracasso do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o surgimento do pré-sal conseguiu impulsionar a indústria naval no Brasil.

II – O ressurgimento da indústria naval no país é fruto das novas estatais criadas para o setor.

III – A carência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura e a defasagem tecnológica são gargalos que precisam ser superados pelo setor naval no Brasil.

Está correto APENAS o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›


Com referência aos sentidos do texto precedente e às estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens a seguir.

É obrigatório o sinal indicativo de crase empregado em “às suas peregrinações” (l.11), de maneira que sua supressão acarretaria incorreção gramatical no texto.

Resolva a questão aqui ›


A respeito das sociedades humanas e de suas organizações, julgue os itens a seguir.

Organizações que sejam bastante respeitadas por sua eficiência e eficácia em determinado país terão sempre esse mesmo conceito no Brasil.

Resolva a questão aqui ›