Na propedêutica das doenças do trato urinário, é impe

Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. Presença de esterase de leucócitos reagentes, com nitrito negativo e urocultura sem crescimento de patógenos, é achado compatível com piúria estéril, entre cujas causas frequentes incluem-se a nefrite túbulo-intersticial e a nefrolitíase.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma criança de 9 anos de idade foi encaminhada para consulta no pronto-socorro, com quadro de febre há 3 dias, dor e sinais de flogose no terço distal da coxa direita, associados a incapacidade funcional do membro acometido. A paciente apresenta hemograma completo com leucocitose e bastões.

Considerando esse quadro clínico e laboratorial, julgue os itens que se seguem.

A velocidade de sedimentação das hemácias (VHS) e a proteína C reativa (PCR) são parâmetros importantes na avaliação do processo de cura da osteomielite aguda, sendo que a PCR geralmente está aumentada até 60 dias após a cura.

Resolva a questão aqui ›


Segundo a Lei 6938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, entendese por "degradação da qualidade ambiental" a definição apresentada na alternativa:

Resolva a questão aqui ›