Um paciente de sessenta e dois anos de idade, tabagista d

Um paciente de sessenta e dois anos de idade, tabagista de um maço de cigarros ao dia, compareceu à consulta médica ambulatorial por insistência da esposa, que relatou ao médico que seu marido não obedece às orientações para o tratamento de hipertensão, que permanece mal controlada, e que nem ao menos vai com frequência ao ambulatório para acompanhamento do seu quadro clínico. Ao exame físico, os valores de pressão arterial aferidos variaram de 160 mmHg × 170 mmHg (sistólica) a 100 mmHg × 110 mmHg (diastólica). Os exames laboratoriais colhidos na última semana apresentaram creatinina sérica = 2,2 mg%; taxa de filtração glomerular estimada pela fórmula CKD-EPI = 42 mL/min/1,73 m2. O resultado do lipidograma indicou hipercolesterolemia com LDL aumentado; triglicerídeos = 230 mg/dL; HDL < 30 mg/dL. Em uma amostra de urina a relação albumina/creatinina (RAC) foi de 100 mg/g. Foram evidenciados, ainda, os seguintes resultados: PTH = 180 pg/mL; fósforo sérico = 5,6 mg/dL.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Os exames do paciente apresentaram os valores recomendados de paratormônio (PTH) e de fósforo para o estágio da doença em que se encontra, não sendo necessário o uso de quelantes de fósforo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação à criptografia de chave pública, analise as afirmativas a seguir:

I. Mensagens não podem se tornar confidenciais pelo uso de criptografia assimétrica.

II. Utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu proprietário.

III. Na criptografia de chave pública pelo algoritmo RSA, a implementação é realizada via uso de cifras de fluxo.

Está correto somente o que se afirma em:

Resolva a questão aqui ›


Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequentemente são submetidos a repouso prolongado e que, nesse caso, a imobilidade reduz o glicogênio e o trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, julgue os itens que se seguem. Disfunções musculares, nervosas e cerebrais correspondem às principais morbidades a longo prazo, após um episódio de doença grave com imobilidade no leito.

Resolva a questão aqui ›