Os estudos de psicodinâmica do trabalho realizados por C

Medicina - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011 - TRE PE - Analista Judiciário

Os estudos de psicodinâmica do trabalho realizados por Christophe Dejours desde 1987 destacam a organização do trabalho como um dos principais antecedentes da relação entre o prazer e o sofrimento. Nesse contexto, é correto afirmar:
  • A. O trabalho é sempre uma forma de sofrimento, pois decorre de uma relação desigual entre quem determina e quem executa a atividade.
  • B. O trabalho é sempre uma fonte de prazer, pois a realização profissional e a remuneração superam qualquer outro aspecto que possa levar ao sofrimento.
  • C. O trabalho é fonte de formação da integridade moral, o que o transforma em constante meio gerador de prazer.
  • D. O trabalho pode ser, simultaneamente, fonte de prazer e de sofrimento, implicando numa contradição imposta pela luta do trabalhador para a busca do prazer e evitação do sofrimento.
  • E. O sofrimento no trabalho é decorrente da falta de experiência e de formação profissional, portanto, independe das relações entre a subjetividade dos trabalhadores e as condições reais de trabalho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em situações de mau tempo é preciso adaptar-se à nova realidade, tomando as seguintes providências:

I. Reduzir a velocidade e ligar a luz baixa do farol.

II. Não usar o farol alto porque ele reflete a luz nas partículas de água, e reduz ainda mais a visibilidade.

 III. Utilizar como apoios visuais a sinalização da pista, as lanternas dos carros que vão a sua frente e os faróis dos carros em sentido oposto.

Estão corretas as proposições

Resolva a questão aqui ›


Questão de Biblioteconomia

O impacto das novas tecnologias sobre as bibliotecas especializadas pode oferecer o seguinte panorama:

Resolva a questão aqui ›


Durante a construção de um edifício público, o fiscal da obra verificou que o prazo de execução era incompatível com a capacidade da contratada de atender ao cronograma anexo ao contrato. Decidiu, então, conceder uma dilação de prazo para a conclusão da obra. Após a entrega da obra, a contratada pleiteou um aditivo de valor, devido ao aumento de custos com administração local devido à alteração do prazo de execução.

Com base na situação apresentada, julgue o item abaixo.

A prorrogação de prazo concedida tem amparo legal.

Resolva a questão aqui ›