Um paciente assintomático de quarenta e um anos de idade

Um paciente assintomático de quarenta e um anos de idade foi encaminhado para avaliação devido à presença de microhematúria. Ele relatou que, havia quatro anos, foi submetido à tomografia computadorizada de abdome total, além de citologia urinária e citoscopia com pielografia retrógrada também devido a um quadro de hematúria, após ter sido tratado de uma infecção do trato urinário. Na ocasião, todos esses exames demonstraram resultados normais. Ele não apresentou comorbidades ou histórico familiar de doença renal e não foram encontradas anormalidades ao exame físico. Os exames laboratoriais revelaram glicose = 106 mg/dL; creatinina = 1,8 mg/dL; proteinúria de 24 horas = 2,1 g; e análise de urina com hematúria 3+. Os demais resultados foram normais: velocidade de hemossedimentação; testes de anticorpos antinucleares; anticorpos antimieloperoxidase e proteinase 3; eletroforese de proteínas e sorologias para hepatites e HIV.

A respeito do caso clínico apresentado, julgue os próximos itens.

A associação de dois fármacos que inibem o sistema renina-angiotensina, como um inibidor da enzima de conversão da angiotensina e um bloqueador do receptor da angiotensina, deve ser evitada devido ao risco de eventos adversos, como hipotensão, hipercalemia e insuficiência renal.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens seguintes com relação aos ambientes Windows e Linux. Em Linux, o comando df -h permite determinar o espaço em disco que está sendo utilizado por um diretório.

Resolva a questão aqui ›


A sala de uma residência é retangular e mede 12 m × 4 m. De acordo com a NBR 5410, a potência mínima total a ser prevista para os pontos de iluminação deve ser igual a, em VA,

Resolva a questão aqui ›


Considere o texto da figura para responder às questões de números 12 e 13.

A frase da figura pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

Resolva a questão aqui ›