A obstrução gástrica congênita corresponde a menos de

A obstrução gástrica congênita corresponde a menos de 1% das atresias e diafragmas do trato gastrointestinal, mas pode estar relacionada a outras mal formações gastrointestinais. Sobre obstrução congênita gástrica, assinale a alternativa correta:
  • A. Obstruções completas cursam com vômitos biliosos persistentes, além de distensão do andar superior do abdome e algumas vezes perfurações gástricas
  • B. Obstruções incompletas ou parciais, geralmente, cursam com sintomas inespecíficos e tardios como dor abdominal, vômitos claros intermitentes e deficiência no crescimento
  • C. No ultrassom pré-natal todos os casos apresentam polidrâmio
  • D. O diagnóstico é feito, exclusivamente, pela radiografia simples de abdome que mostra bolha gástrica muito dilatada
  • E. O tratamento, em todos os casos, é exclusivamente cirúrgico
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A hipótese não configura a gravação da conversa telefônica própria por um dos interlocutores - cujo uso como prova o Supremo Tribunal Federal (STF), em dadas circunstâncias, tem julgado lícito - mas, sim, escuta e gravação por terceiro de comunicação telefônica alheia, ainda que com a ciência ou mesmo a cooperação de um dos interlocutores.

A prova obtida mediante a escuta gravada por terceiro de conversa telefônica alheia é patentemente ilícita em relação ao interlocutor insciente da intromissão indevida, não importando o conteúdo do diálogo assim captado.

Considerando que o trecho acima transcrito foi extraído de um habeas corpus hipotético, que teria sido julgado pela Primeira Turma do STF, no segundo semestre de 2001, sabendo que a mencionada gravação foi efetuada sem prévia autorização judicial e supondo que, na hipótese em apreço, o paciente estava preso na data do julgamento, assinale a opção incorreta.

Resolva a questão aqui ›