Atenção: As questões de números 21 e 22, referem-se a

Atenção: As questões de números 21 e 22, referem-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo. A vedação à alteração das condições de participação na licitação, bem como das cláusulas que constarão do contrato, cuja minuta integrou o edital, é expressão do princípio
  • A. do julgamento objetivo da licitação, tendo em vista que eventuais alterações interfeririam no resultado do certame, salvo se restasse demonstrada concordância dos demais licitantes.
  • B. da vinculação ao instrumento convocatório, que se dirige somente aos licitantes, para que esses saibam os termos e condições que regerão a relação jurídica, cuja alteração não poderão propor.
  • C. da adjudicação compulsória, que possibilita que o licitante vencedor exija a assinatura do contrato nos estritos termos que constaram do edital, no prazo de 48 horas após a divulgação do resultado do certame.
  • D. da vinculação ao instrumento convocatório, pois as propostas foram apresentadas com base nas condições que constavam do edital, de forma que eventual alteração violaria a igualdade que deve reger a competição.
  • E. do julgamento objetivo da licitação, que depende da igualdade de participação entre os participantes, de forma que eventual alteração demandaria reabertura do certame, ainda que já findo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Bernardo realizou um empréstimo de R$ 2.000,00 em um banco a uma taxa de juros de 5% ao mês. O contrato de quitação da dívida estabeleceu o pagamento em 4 prestações, a primeira vencendo dentro de um mês e as demais a intervalos de 1 mês e um sistema de amortização constante (SAC). De acordo com esse contrato, o total de juros pagos por Bernardo ao Banco será:

Resolva a questão aqui ›


Mulher de 60 anos, menopausa aos 51 anos, apresentou sangramento vaginal discreto, durante 1 dia, há 15 dias. Fez uso de terapia hormonal durante 3 anos há 9 anos. O exame especular mostra colo atrófico e teste de Schiller iodo claro. A ultrassonografia transvaginal mostra útero de 34 cm³, endométrio com espessura de 4 mm e ovários não identificados. A causa mais provável do sangramento é:

Resolva a questão aqui ›


O acesso percutâneo permite o tratamento de diversas patologias do trato urinário superior. Quanto a essa técnica, julgue os itens a seguir.

A radiação emitida da ampola do arco em C vai para todas as direções, e diminui proporcionalmente à razão quadrada da distância da ampola; contudo, a principal fonte de radiação para o endourologista é a dispersão a partir do corpo do paciente.

Resolva a questão aqui ›