A notificação de violência doméstica, sexual e/ou out

A notificação de violência doméstica, sexual e/ou outras violências foi implantada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2009. Em relação ao SINAN, leia as afirmativas e assinale abaixo a alternativa correta.

I. Essa notificação deve ser realizada de forma universal, contínua e compulsória diante da suspeita ou confirmação de violências dirigidas a crianças, adolescentes, mulheres e idosos, atendendo às Leis 8.069 (Estatuto da Criança e Adolescente), 10.741 (Estatuto do Idoso) e 10.778 (notificação compulsória da violência contra a mulher).

II. Essa notificação é realizada pelo gestor de saúde do SUS, mediante o preenchimento de uma Ficha específica.

III. Deve-se considerar que os quantitativos registrados pelo SINAN representam só a ponta do iceberg das violências cotidianas que efetivamente acontecem: são aquelas que, por sua gravidade e possíveis sequelas, demandam atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e que, ao mesmo tempo, são identificadas como violência e registradas no SINAN.

IV. Segundo o SINAN, no ano de 2014, a violência largamente predominante na faixa dos menores de 1 ano foi a negligência/abandono.

Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis