O gráfico 1 apresenta a dispersão geográfica das multi

O gráfico 1 apresenta a dispersão geográfica das multinacionais brasileiras no mundo. O gráfico 2 apresenta a década da primeira internacionalização das empresas brasileiras.

Entre os fatores que explicam a dinâmica de internacionalização das empresas brasileiras nas últimas décadas, está:

  • A. a abertura econômica para as empresas brasileiras atuarem no mercado regional sul-americano na década de 1970;
  • B. a assinatura de tratados de livre comércio do Mercosul com outros blocos econômicos, como o NAFTA e a União Europeia;
  • C. as políticas protecionistas, que restringem a entrada de produtos estrangeiros, mas incentivam a internacionalização das empresas nacionais;
  • D. a criação de linhas de crédito voltadas especificamente para a internacionalização produtiva de empresas brasileiras desde a década de 1980;
  • E. a abertura da economia brasileira, a partir da década de 1990, criou condições para a internacionalização das empresas brasileiras.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As receitas extra-orçamentárias são as que integram o orçamento após a sua aprovação legislativa, sem compromisso de devolução ao contribuinte.

Resolva a questão aqui ›


A respeito da tabela precedente (valores em mil reais), que representa os dados de uma empresa relativos a seus dois exercícios mais recentes, julgue os próximos itens.

No exercício X1, o capital de giro da empresa igualou-se a sua necessidade de capital de giro, determinando um saldo em tesouraria nulo.

Resolva a questão aqui ›


A respeito das complicações clínicas e obstétricas da gravidez, julgue os itens subsequentes.

Nos quadros de pré-eclâmpsia grave, a administração de sedativos é eficaz na redução da hiper-reatividade do sistema nervoso central, e a dieta hipossódica auxilia no controle da pressão arterial, melhorando o prognóstico maternofetal.

Resolva a questão aqui ›