Em avaliações da capacidade de suprimento de energia do

Em avaliações da capacidade de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) para os períodos de demanda máxima, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem constatado problemas no suprimento de ponta nos subsistemas Sul e Sudeste desde 2010. Baseado nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  • A. As dificuldades para atender à carga de ponta nas regiões Sul e Sudeste vêm sendo superadas por meio do aumento do despacho hidrelétrico.
  • B. Esse cenário indica a importância de aperfeiçoamento do atual modelo regulatório brasileiro, pois a ausência de normatização adequada para comercializar serviços de reserva de potência não viabiliza mecanismos de incentivo em investimentos adicionais que permitiriam ampliar a capacidade instalada existente.
  • C. Dentre as medidas adotadas pelo ONS para contornar a insuficiência de Reserva de Potência Operativa (RPO) das regiões Sul e Sudeste, destaca-se, principalmente, a importação de energia, por exemplo, da Argentina.
  • D. No horizonte atual, a relação global entre oferta e demanda de energia no SIN não se apresenta balanceada.
  • E. O NOS tem mostrado que as condições de atendimento à demanda de ponta do SIN vêm se estabilizando, devido, principalmente, à expansão da oferta hidrelétrica com reservatório.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação ao diagnóstico da morte encefálica, assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens, que se referem às vedações constitucionais em matéria orçamentária.

A CF proíbe a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra sem autorização prévia em lei.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Lei 8.666/93

Acerca do acesso à informação e da licitação administrativa, julgue os itens que se seguem. Nas hipóteses de contratação direta por dispensa ou por inexigibilidade de licitação, caso se comprove superfaturamento, o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável pelo ato responderão, de forma solidária, pelo dano causado à fazenda pública.

Resolva a questão aqui ›