A fertilidade da fêmea bovina é fortemente afetada pela n...

A fertilidade da fêmea bovina é fortemente afetada pela nutrição, desde o desenvolvimento dos folículos até o momento do parto e na sobrevivência pós‐natal. Dieta bem balanceada em proteína, energia e minerais é fundamental quando se objetiva o melhor desempenho produtivo e reprodutivo. Em relação aos efeitos da nutrição sobre a fertilidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Peso e condição corporal influenciam em 55% da variação na idade à primeira concepção, indicando serem eles os fatores mais informativos para predizer a idade à primeira concepção de novilhas.

( ) A subnutrição leva a uma menor secreção pulsátil de LH devido a uma redução na secreção do GnRH pela hipófise com consequente falha na ovulação.

( ) Os óleos vegetais poli‐insaturados aumentam a concentração de insulina no plasma sanguíneo, podendo ser a mediadora do crescimento folicular direta ou indiretamente, interagindo com receptores de IGF‐I.

( ) Em dieta com alta concentração proteica ocorre diminuição da taxa de gestação, podendo este efeito ser devido à ação da alta concentração de ureia no ambiente uterino com consequente diminuição no seu pH.

( ) A leptina é produzida pelos adipócitos e age no hipotálamo, na hipófise, no pâncreas e nos ovários, com importância na comunicação do status nutricional ao sistema nervoso central, incluindo os centros que controlam a reprodução.

A sequência está correta em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis