Na Amazônia, é comum o cultivo de espécies frutíferas em...

Na Amazônia, é comum o cultivo de espécies frutíferas em sistemas agroflorestais (SAF) comerciais multiestratificados. Essas espécies, em geral, são cultivadas por agricultores familiares com fins comerciais e para sua subsistência. Na região de Igarapé-Açu, Pará, o preparo das áreas destinadas aos SAF, ocorre em sua maioria, por meio de derrubada e queima de forma mecanizada, com uso de trator e grades aradoras. Do total de agricultores familiares que adotaram SAF, mais de 50% prepararam suas áreas com grades aradoras. O preparo de área mecanizado tem se intensificado em decorrência da diminuição do tempo de pousio e da baixa fertilidade do solo. O uso de herbicida foi verificado em 68,7% das propriedades com SAF e a eliminação das plantas daninhas é realizada a cada dois meses. O controle de pragas e doenças é feito com o uso de agrotóxicos, sendo 50% com fungicidas e 18,7% com inseticidas.

                                  

Acerca do assunto tratado no texto, e considerando que os inseticidas podem ser classificados em organoclorados, piretróides, organofosforados e carbamatos, julgue os itens a seguir.

Os inseticidas organofosforados e os carbonatos apresentam mecanismo de ação comum baseado na inibição do acetilcolinesterase.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de fiscalização de obras e serviços de engenharia, julgue os itens subsequentes.

Apesar de o gerenciamento da obra ser atribuição do contratado, cabe à fiscalização exercer rigoroso controle sobre o cronograma de execução dos serviços.

Resolva a questão aqui ›


A atuação do Brasil nos fóruns multilaterais representa tradicional dimensão da política externa brasileira na promoção de interesses nos campos político e econômico e expressa-se na sua ativa participação no processo de discussão da reforma das Nações Unidas e nas negociações da Rodada de Doha, na OMC. Com relação às perspectivas brasileiras em face do multilateralismo, julgue os itens de 96 a 100.

O Brasil valoriza os fóruns multilaterais como espaços privilegiados para o exercício de influência na formulação das regras que devem orientar as políticas e as ações dos atores internacionais.

Resolva a questão aqui ›