Um mapa está na escala 1:2.500.000. Se a distância entre...

Um mapa está na escala 1:2.500.000. Se a distância entre duas cidades nesse mapa é de 41 cm, qual é a distância real entre essas cidades?

  • A.

    10,25 km

  • B.

    102,5 km

  • C.

    1025 km

  • D.

    10250 km

  • E.

    102500 km

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que tange aos aspectos gerais dos processos de fixação, desidratação e inclusão de amostras para microscopia eletrônica, julgue os seguintes itens. A desidratação consiste na passagem gradual da amostra por soluções com concentrações crescentes do agente desidratante, evitando-se, assim, choques osmóticos.

Resolva a questão aqui ›


Quando destinada à impressão de material em tinta, normalmente as notas de rodapé são escritas na parte inferior da página impressa ou no final do capítulo do livro. Com relação às notas de rodapé e materiais impressos, assinale a opção correta, de acordo com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille.

Resolva a questão aqui ›


Em relação à hermenêutica e interpretação constitucional, c onsidere as seguintes afirmações abaixo:

I. Segundo Mauro Cappelletti, as atividades legislativa e jurisdicional constituem processos de criação do direito, porém o legislador se depara com limites substanciais menos frequentes e menos precisos. Portanto, do ponto de vista substancial, a única diferença entre essas atividades não é de natureza, mas de grau.

II. No processo de concretização das normas constitucionais de Konrad Hesse, a tópica é pura, ou seja, o intérprete só pode utilizar na tarefa de concretização aqueles pontos de vista relacionados ao problema. Ao mesmo tempo, o intérprete está obrigado a incluir na interação do ciclo hermenêutico, composto pelo programa normativo (análise dos elementos linguísticos) e pelo âmbito normativo (análise da realidade concreta), os elementos de concretização que lhe ministram a norma constitucional e as diretrizes contidas na Constituição.

III. Nos casos difíceis, a ideia de Dworkin é a limitação da discricionariedade do juiz, impondo-lhe o dever de decidir conforme as exigências morais da comunidade, evitando a arbitrariedade interpretativa do jusrealismo. O juiz é obrigado a se separar do preceito legal quando estiver em contradição com o sentimento moral da maioria. Os princípios são criados para substituir o ingênuo silogismo e afastar a arbitrariedade, atendendo às exigências da comunidade.

IV. As consequências práticas das decisões remetem ao pragmatismo norte-americano, em que a justiça é medida pelas consequências, e não pelo direito. A grande vantagem é a percepção de que determinada interpretação pode gerar resultados indesejáveis na prática. Entretanto, a extrema flexibilização do direito e o antiformalismo do pragmatismo conduzem à insegurança jurídica.

V. O originalismo norte-americano consagra a living Constitution, ou seja, a abertura das normas constitucionais à realidade e às mutações da sociedade para a contínua evolução do texto constitucional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›