Com respeito às regras de acentuação, segundo o Acordo O...

Com respeito às regras de acentuação, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), assinale a alternativa correta.

  • A.

    As palavras “falência”, “hífen”, “sótão”, “higiênico” e “próprio” são acentuadas graficamente obedecendo a uma mesma regra de acentuação.

  • B.

    A forma verbal ‘deixá-los’ em “Costumo atirar os pronomes numa frase e deixá-los ficar onde caíram” está grafada incorretamente uma vez que formas verbais seguidas dos pronomes lo, la, los e las não são acentuadas.

  • C.

    “Bíblica”, “histórico” e “vírgula” são todas palavras proparoxítonas e, portanto, devem ser acentuadas graficamente.

  • D.

    Em “Sim, porque a paranoia autoral não tem limites”, o vocábulo paranoia não é mais acentuado porque o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa eliminou o acento gráfico nos ditongos abertos ei e oi, quando constituírem sílaba tônica de palavras paroxítonas. Pela mesma razão, não se acentuam as palavras heroi e aneis.

  • E.

    Em “... não corrigem os erros ortográficos e gramaticais do próprio autor, deixando-o entregue às consequências dos seus próprios pecados…”, a palavra consequências está grafada corretamente, uma vez que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa suprimiu o trema. Pelo mesmo Acordo, o trema é inteiramente suprimido também em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como mulleriano, de Muller.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com referência a doenças de origem ocupacional, julgue os itens que se seguem.

Na psicopatologia do trabalho, a autoflagelação é o principal mecanismo de defesa no nível individual, enquanto, no coletivo, é a negação.

Resolva a questão aqui ›


No tocante às relações de parentesco, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


No exercício de 2016, uma escola pública do DF recebeu dotação orçamentária para a execução do programa de merenda escolar. A dotação previa dispêndio com despesas correntes para a aquisição de gêneros alimentícios necessários à elaboração das refeições a serem servidas aos alunos daquela escola. A SEE/DF providenciou licitação para a escolha da empresa que irá fornecer os gêneros.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Considere que, em 31/12/2016, o executor de despesas tenha verificado que uma fatura da empresa, no valor de R$ 10 mil, relativa ao fornecimento de gêneros alimentícios consumidos na escola, foi liquidada, mas não foi paga. Nesse caso, como o exercício financeiro se encerrou, o procedimento correto consistirá em solicitar a inscrição dessa fatura em despesas de exercícios anteriores no orçamento de 2017.

Resolva a questão aqui ›