Texto IV, para responder às questões de 7 a 10....

Texto IV, para responder às questões de 7 a 10.

Em cada uma das alternativas abaixo, há uma passagem do texto IV seguida de uma reescritura, em negrito, dessa passagem. Assinale a alternativa em que a reescritura preserva o sentido original e a correção gramatical.

  • A.

    “Por que devemos nos preocupar com a preservação das línguas?” (linhas 1 e 2) / Porque devemos preocuparmos com a preservação das línguas?

  • B.

    “Minha resposta para a sua pergunta é resumida com esta frase: porque cada língua é um universo” (linhas de 19 a 21) / Minha resposta a sua pergunta resume-se nessa frase: por que cada língua é um universo.

  • C.

    “cada língua é um universo, cuja estrutura de pensamento é única.” (linhas 20 e 21) / cada língua é um universo, e a estrutura de pensamento desse universo é única.

  • D.

    “Na Amazônia brasileira, as línguas autóctones estão atualmente ameaçadas de extinção” (linha 27 e 28) / Está atualmente ameaçada de extinção na Amazônia brasileira as línguas dos habitantes primitivos.

  • E.

    “viveiros, mediante os quais o idioma é transmitido às crianças.” (linhas 45 e 46) / viveiros, diante dos quais o idioma é transmitido às crianças.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As instituições compreenderam que, para facilitar o debate, é importante que práticas de sustentabilidade, conhecimento e experiências possam ser comparados e compartilhados. Isso requer “linguagens e métricas comuns”, ou seja, há necessidade de comparabilidade.

O trecho se refere

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes de acordo com o Código Civil e sua respectiva lei de introdução.

Alguém pode validamente dispor, com objetivo científico, do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Tal disposição, porém, será irrevogável.

Resolva a questão aqui ›


Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.

Caso, no fecho de uma comunicação oficial, tenha sido corretamente empregado o advérbio "Atenciosamente", infere-se que o remetente ocupa cargo de hierarquia inferior à do cargo do destinatário do expediente.

Resolva a questão aqui ›