Examine as afirmações sobre as conhecidas interpretações...

Examine as afirmações sobre as conhecidas interpretações da historiografia brasileira e assinale a alternativa errada.

  • A.

    Bóris Fausto procura entender o universo ideológico do tenentismo a partir da condição militar dos seus integrantes, negando a dominância da origem social como fator de sua atuação.

  • B.

    Jacob Gorender propõe a inversão metodológica, preconizando o enfoque das relações de produção coloniais "de dentro para fora", criticando que seja feita a partir da família patriarcal ou do regime jurídico da terra.

  • C.

    A adaptação do estudo da sociedade brasileira à concepção pretensamente marxista das cinco fases – comuna primitiva, escravismo, feudalismo, capitalismo, socialismo e comunismo – conduziu à errônea conclusão de uma sociedade feudal escravista.

  • D.

    Roberto Simonsen foi autor da categoria mais cristalizada na insistência com que profissionais se referem aos ciclos econômicos.

  • E.

    As análises e interpretações de origem marxista têm sido abandonadas porque não fornecem instrumentos para explicação da sociedade capitalista globalizada.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Segundo a NBR 5410:2004, nas instalações elétricas de baixa tensão, os pontos de comando podem ser constituídos por interruptores. Aquele que acende ou apaga separadamente dois grupos de lâmpadas funcionando em conjunto é o interruptor

Resolva a questão aqui ›


Considerando a tabela acima, em que são apresentados os dados hipotéticos, em $, de determinada empresa, e que a alíquota do IR e a contribuição sobre o lucro líquido dessa empresa sejam de 34%, sendo estes os únicos dados significativos para fins de levantamento de balanço e apuração do resultado do exercício, julgue os itens seguintes.

O lucro líquido do exercício é superior a 15% do valor das vendas brutas.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Legislação Estadual, Distrital e Municipal

Segundo a Constituição do Estado de São Paulo, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, sobre o qual é correto afirmar:

Resolva a questão aqui ›