O princípio da anualidade estabelece que as autorizações...

O princípio da anualidade estabelece que as autorizações orçamentárias e, conseqüentemente, o exercício financeiro no Brasil deve corresponder a doze meses e coincidir com o ano civil. Contudo, constitui EXCEÇÃO ao princípio mencionado

  • a.

    a autorização para os créditos reabertos.

  • b.

    as receitas vinculadas.

  • c.

    o processamento das despesas orçamentárias de exercícios anteriores.

  • d.

    o processo dos fundos especiais.

  • e.

    os restos a pagar não processados.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Consumidores de um sistema trifásico conectados ao final de um alimentador em baixa tensão da concessionária de energia reclamaram que os aparelhos eletrodomésticos em suas residências, em determinadas tomadas, estavam queimando com mais freqüência que quando alimentados por outras tomadas, na mesma residência. A concessionária verificou as reclamações dos consumidores e, de fato, constatou haver problema no alimentador, cujas causas deviam-se a desequilíbrios de tensão. A concessionária decidiu tomar as providencias necessárias no sentido de sanar o problema.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Conforme o nível de desequilíbrio de tensão, pode haver aquecimento acima do normal em motores de indução que são alimentados por meio do alimentador.

Resolva a questão aqui ›


Quanto às estruturas gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.

A substituição de "por gerar" (L.7) pela forma verbal gerando mantém a correção gramatical e as informações originais do período.

Resolva a questão aqui ›


Uma barra homogênea de comprimento L possui dois roletes nas extremidades. Um dos roletes se apóia em um piso horizontal, enquanto o outro se apóia em uma parede vertical. No instante em que a barra faz um ângulo  com o piso horizontal, a velocidade do ponto de ligação do rolete em contato com o piso com a barra é Va.

Resolva a questão aqui ›