Sobre a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI...

Comércio Internacional - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009 - RFB - Analista Tributário da Receita Federal (Prova 2

Sobre a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), é incorreto afirmar que:
  • A. por ter como membros países das três Américas, a ALADI constitui, no presente, o mais importante e ativo fórum de negociações comerciais regionais.
  • B. por não se pautar pela aplicação estrita da Cláusula da Nação Mais Favorecida, a ALADI oferece marco jurídico para acordos de integração bilaterais bem como para iniciativas de integração econômica de caráter sub-regional, como o Mercado Comum do Sul e a Comunidade Andina de Nações.
  • C. os principais instrumentos para a integração concebidos no marco da Associação são os Acordos de Complementação Econômica, os Acordos de Alcance Parcial e a Preferência Tarifária Regional.
  • D. criada em 1980 em substituição à Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), a ALADI incorporou princípios e instrumentos para a integração econômica mais flexíveis que sua antecessora, abandonando a abordagem eminentemente multilateralista que marcou o processo de integração regional desde o início dos anos sessenta.
  • E. em razão dos princípios da gradualidade e flexibilidade, os acordos celebrados no marco da ALADI não necessariamente devem estipular prazos para a consecução dos objetivos a que se reportam.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com a argumentação do texto, nas interrelações pessoais, cada indivíduo tem "sua própria versão dos fatos" (L.2), porque

Resolva a questão aqui ›


O coeficiente de entrada (C) e o fator de perda de carga (F) de um captor se relacionam pela equação

Resolva a questão aqui ›


Com relação à arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir. O mouse, o modem e o disco rígido realizam comunicação do tipo paralela com o computador.

Resolva a questão aqui ›