No Brasil, durante o século XIX, o número de funcionários...

No Brasil, durante o século XIX, o número de funcionários públicos cresceu muito, sem seguir uma racionalidade administrativa. Esse processo é importante também para compreendermos momentos posteriores da administração pública brasileira. Levando em conta o trabalho de José Murilo de Carvalho "A Construção da Ordem e Teatro das Sombras" (2003), assinale a opção incorreta sobre as razões desse crescimento

  • a.

    A burocracia era, sobretudo, um "cabide de empregos" para as elites portuguesas residentes no Brasil, que se apropriavam do Estado, formando um estamento sólido e insulado de outros setores da sociedade.

  • b.

    A burocracia possuía funções latentes, ou seja, respondia não apenas a questões de ordem administrativa, mas social e política, empregando inclusive parte do proletariado.

  • c.

    A burocracia agregava setores dinâmicos da sociedade, que faziam pressão, devido ao limitado leque de ocupações do mercado brasileiro, para escapar das limitações do mundo escravista.

  • d.

    A burocracia servia como elemento de cooptação de potenciais opositores oriundos de setores médios urbanos e das alas decadentes da grande propriedade rural.

  • e.

    A burocracia acabou representando um papel mais importante para o sistema político brasileiro como um todo, que para a própria administração pública brasileira.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A significação de uma unidade lexical pode encerrar diferentes conteúdos, explícitos ou implícitos, que podem, por sua vez, estar atrelados a aspectos de dependência contextual. Com base nisso e pensando na possibilidade de explorações didáticas a empreender com os alunos no estudo do vocabulário e da amplitude de significações possíveis, considere as assertivas dadas a seguir e identifique a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Considerando que determinada peça seja consumida no montante de 30 unidades por mês, que seu tempo de reposição seja de 2 meses e que seu estoque mínimo equivalha a um mês de consumo, julgue os itens que se seguem.

Para representar os níveis de estoque da referida peça ao longo do tempo, pode-se utilizar o gráfico dente de serra mostrado a seguir.

Resolva a questão aqui ›


Considere a lista de informações a seguir.

I. Para agregação de valor no marketing da empresa, existem estratégias mercadológicas com variáveis controláveis e não controláveis. Como exemplo de variável controlável, temos o preço, e como exemplo de variável incontrolável, a tecnologia.

II. Dentre as características a serem destacadas para o profissional de vendas, uma das mais relevantes é a orientação por resultados, que pode ser definida atingindo a meta estabelecida de vendas.

III. Os benefícios obtidos pelos clientes, em uma transação de aquisição de bens, produtos e serviços, se dividem em funcionais e emocionais.

IV. Os sistemas de co-geração de energia recorrentes ao uso do gás natural têm como argumentos desfavoráveis às suas aplicações o fato de que apresentam relações consumo/descarga de água menores, via ciclos combinados com queima do gás natural.

Assinale a alternativa que contém os itens correspondentes às duas informações que NÃO são importantes para o exercício de seu cargo de assistente técnico.

Resolva a questão aqui ›