O pronunciamento técnico CPC 36 tem como objetivo estabel...

O pronunciamento técnico CPC 36 tem como objetivo estabelecer princípios para a apresentação e elaboração de demonstrações consolidadas, em consonância com as normas internacionais de contabilidade International Financial Reporting Standards (IFRS). O pronunciamento CPC 36 (R3) já contempla, inclusive, as últimas alterações contempladas nas IFRS com aplicação a partir de 01 de janeiro de 2013.

Tomando como referência as determinações do respectivo CPC, leia as afirmações abaixo e marque aquela que esteja com a descrição CORRETA em relação às normas de consolidação das demonstrações contábeis.

  • A. Todas as empresas controladas, coligadas, inclusive controladas em conjunto, devem ser consolidadas nas demonstrações contábeis consolidadas da investidora.
  • B. Apenas os investimentos em controladas devem ser consolidados nas demonstrações contábeis consolidadas da investidora. A norma vigente define o princípio de controle e estabelece controle como a base para a consolidação.
  • C. Apenas os investimentos em coligadas devem ser consolidados nas demonstrações contábeis da investidora.
  • D. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa no ano imediatamente posterior àquele em que o investidor perder o controle da investida.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere:

I. Esquema de aterramento em que o neutro do secundário do transformador de alimentação é diretamente aterrado, mas os condutores neutro e de proteção (PE) seguem separados em toda a instalação.

II. Esquema de aterramento em que o neutro do secundário do transformador é completamente isolado da terra ou é aterrado por uma impedância de valor elevado.

Os códigos desses sistemas de aterramento são, respectivamente,

Resolva a questão aqui ›


Um indivíduo tinha uma dívida de R$ 1.200,00 três meses atrás. Considerando que o valor dessa dívida hoje é R$ 1.440,00, calcule a porcentagem de aumento da dívida no período.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere ao caso clínico precedente, julgue os itens que se seguem, em relação à hepatite C e suas complicações.

Os referidos achados laboratoriais são compatíveis com quadro de cirrose hepática.

Resolva a questão aqui ›