A Norma da ABNT referente a esquadrias, NBR 10821 – Esqua...

A Norma da ABNT referente a esquadrias, NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações, teve seu texto revisado, entrando em vigor no dia 11 de fevereiro de 2011. O novo texto classifica as esquadrias em cinco classes distinguidas pelo número de pavimentos e alturas máximas da edificação, correspondendo a cada classe certos valores de pressões a resistir.

Considerando a NBR 10821, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Em termos de alturas máximas, as classes dividem- se em: 7 m; 17,5 m; 35 m; 70 m e 100 m.

  • B.

    Em termos de número de pavimentos, as classes dividem-se em: 02; 05; 10; 20 e 30 pavimentos.

  • C.

    Cada classe possui quatro subclasses, correspondentes às quatro regiões no mapa de curvas isopletas de vento do território brasileiro.

  • D.

    A pressão de segurança especificada para uma janela a 5m de altura, num edifício de 2 andares, situado na região II do mapa de isopletas de vento, é de 2.730 Pa.

  • E. A pressão de segurança (PS) à qual as esquadrias devem resistir equivale a duas vezes a pressão de ensaio (PE), ou seja, PS = PE × 2,0.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens seguintes, que se referem a questões éticas em psicologia.

Ao psicólogo de um órgão público é vedado o atendimento ao funcionário que solicite acompanhamento terapêutico paralelo ao que já venha fazendo em clínica particular, sem o conhecimento do outro psicólogo.

Resolva a questão aqui ›


Em um paciente com paralisia cerebral, os distúrbios motores são tipicamente diferenciados e classificados de acordo com a parte comprometida do corpo, características tônicas e presença de movimentos involuntários. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Uma criança com reflexo tônico cervical assimétrico, após 6 meses de vida, deve ser estimulada à quebra do padrão primitivo, sendo colocada em posição que a leve ao alcance bimanual de objetos, com alinhamento frontal de cabeça.

Resolva a questão aqui ›