Na atualidade, as organizações buscam melhorar continuame...

Na atualidade, as organizações buscam melhorar continuamente o gerenciamento de seus aspectos ambientais e perigos ocupacionais. Como forma de orientar as organizações na busca de um Sistema de Gestão adequado, foram criadas normas como a ISO 14001 e a OHSAS 18001. Em relação às Normas supracitadas, reconhece-se que a
  • A. ISO 14001 faz parte de uma série de Normas ligadas à segurança do trabalho, que tem por objetivo assegurar a melhoria dos processos internos das organizações e reduzir, progressivamente, os riscos ocupacionais.
  • B. ISO 14001 e a OHSAS 18001 são padrões internacionais desenvolvidos por uma Organização Não Governamental, com sede em Genebra-Suíça, denominada ISO (International Organization for Standardization)
  • C. OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser completamente independente da ISO 14001, não integrável, possuindo estrutura bastante diferente.
  • D. OHSAS 18001 tem como foco a Gestão de Saúde e a Segurança Ocupacional das organizações, enquanto a ISO 14001 se ocupa da Gestão Ambiental.
  • E. ISO 14001 exige que as organizações identifiquem seus perigos ocupacionais e avaliem se os riscos são aceitáveis, enquanto que a OHSAS 18001 determina que sejam feitos levantamentos de aspectos ambientais e seus respectivos impactos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma empresa possui 13 postos de trabalho para técnicos em contabilidade, 10 para técnicos em sistemas operacionais e 12 para técnicos em eletrônica. Alguns técnicos ocupam mais de um posto de trabalho, isto é, 4 são técnicos em contabilidade e em sistemas operacionais, 5 são técnicos em sistemas operacionais e em eletrônica e 3 possuem todas as três especialidades. Nessas condições, se há 22 técnicos nessa empresa, então 7 deles são técnicos em contabilidade e em eletrônica.

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos crimes previstos na Lei de Licitações, julgue os itens que se seguem segundo o entendimento do STJ e a legislação que rege a matéria.

O tipo penal consistente em dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei é delito de mera conduta, logo, não exige dolo específico, apenas o genérico, representado pela vontade de contratar sem licitação, quando a lei expressamente prevê a realização do certame, independentemente, assim, de qualquer resultado naturalístico, como, por exemplo, prejuízo ao erário.

Resolva a questão aqui ›


Ao chegar ao fim, a Segunda Guerra Mundial desvelava um novo cenário mundial. Ao declínio europeu e à emergência de um sistema internacional bipolar, soma-se o movimento de independência na Ásia e na África. Relativamente a esse processo de descolonização, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Tendo em conta que a libertação nacional era objetivo comum, não se verificam diferenças significativas no pensamento e na ação de líderes como Nehru (Índia), Lumumba (Congo), Nasser (Egito) e Ho Chi Minh (Vietnã).

Resolva a questão aqui ›