O transporte dutoviário de gás natural é composto basicam...

O transporte dutoviário de gás natural é composto basicamente por gasodutos de transporte e sistemas de compressão (quando necessários), por redutoras de pressão e por sistemas de medição, de supervisão e controle. Esses equipamentos e sistemas têm a finalidade de colocar o gás natural disponível nas Companhias Distribuidoras em todos os pontos de entrega localizados ao longo da Diretriz do Gasoduto.

Cada um desses equipamentos e sistemas desempenha um importante papel; assim, verifica-se que

  • A. o aumento da pressão do gás natural e a sua medição ocorrem nas estações de entrega.
  • B. o programa SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) é um sistema supervisório que permite obter informações sobre os dutos e terminais, por meio de sensores instalados nas estações de medição.
  • C. os gasodutos possuem uma pressão máxima admissível de operação (MAOP) constante.
  • D. as estações de medição medem o volume de gás natural em pontos de interconexão entre trechos do gasoduto.
  • E. as estações de compressão mantêm a pressão do gás para as condições ideais de entrega.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Suponha que uma operadora de telefonia móvel celular, que opera na banda B, tenha implantado, na última década, um sistema TDMA de interface aérea, no padrão IS-136, em uma cidade do triângulo mineiro, localizada em região de relevo altamente irregular. Com os avanços tecnológicos e as mudanças de mercado verificados nos últimos anos, essa operadora necessita atualmente escolher um caminho tecnológico evolutivo para o seu sistema. Entre as tecnologias disponíveis que merecem análise cuidadosa pelos administradores dessa empresa, encontram-se as tecnologias GSM e CDMAone.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso essa empresa escolha a tecnologia CDMAone para a sua evolução tecnológica, ela deverá passar a operar na banda C, pois sistemas CDMA necessitam de uma banda superior ou igual a 5 MHz para operar corretamente, o que não é possível na banda B.

Resolva a questão aqui ›


A figura acima apresenta dois modelos de dados usados em esquemas para medição de desempenho de SGBDs, numerados por #1 e #2. Sabe-se que um dos esquemas, denominado TPC-C, é usado para medidas de benchmarking de SGBDs OLTP. O outro, denominado TPC-D, é usado na medição de desempenho de sistemas de suporte a decisão. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de bancos de dados.

No esquema #1, estarão declaradas restrições de integridade do tipo chave estrangeira nas tabelas Cliente, Pedido, LinhaDePedido, NovoPedido, Estoque e Distrito, aplicadas, respectivamente, às tabelas Distrito, Cliente, Pedido, Pedido, Armazém e Armazém.

Resolva a questão aqui ›


Dados os números 2, 5, 5, 8, 8, 11, 8, 5, uma média móvel de ordem 3 será dada pela seqüência:

Resolva a questão aqui ›