Segundo o Fascículo 15 - Um Pouco Mais Sobre Cultura - Me...

Segundo o Fascículo 15 - Um Pouco Mais Sobre Cultura - Mestres de Ontem e de Hoj e - A Prosa Animada de Câmara Cascudo, da Tribuna do Norte, dadas as afi rmativas abaixo, assinal e a alternativa correta:

4.1 - Segundo Diógenes da Cunha Lima, Câmara Cascudo foi um "escritor, folclorista, etnógrafo, antropologista cultural, crítico, sociólogo, orador, conferencista". Possuindo, "sobretudo, o dom da prosa, animada, viva, cintilante, com a faculdade rara, feliz, de espalhar bom humor e irradiar simpatia em torno de si".

4.2 - Luís da Câmara Cascudo nasceu no dia 30 de dezembro de 1898, no bairro da Ribeira, Natal, Filho do coronel Francisco Justino de Oliveira Cascudo e de dona Ana da Câmara Cascudo.

4.3 - Estudou no Externato Sagrado Coração de Jesus, colégio feminino, dirigido por duas irmãs, Guilhermina e Maria Emília de Andrade.

4.4 - Teve dois professores particulares, Pedro Alexandrino, ensinando Literatura Clássica, e Francisco Ivo Cavalcanti, lecionando Conhecimentos Gerais.

4.5 - Foi menino rico, pois, como ele mesmo disse, "meu pai e seus amigos enchiam-me de presentes, trazidos do sul ou mandados vir da Europa (...) Mas, brincava sozinho. "Esse fato marcou o menino de tal maneira que, quando adulto, não esqueceu: "falar só, abstração, timidez - repulsa ao grupo, silêncio pelo isolamento, intensidade de vida, interior suprindo a distância da convivência menina. Lia muito, mais do que apreciava os jogos materiais. Ficava horas e horas imóvel, num caldeirão de braços com o livro na perna, viajando na imaginação. Deveria ser introvertido, ensimesmado, caladão. Foi ao contrário"- sou extrovertido, palrador, derramado".

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis