Durante os dez anos de vigência do nefasto Decreto-Lei n...

“Durante os dez anos de vigência do nefasto Decreto-Lei nº 1077, de 1970, que instituiu a censura a revistas e livros considerados imorais, mais de 2 mil publicações sofreram algum tipo de restrição pelas mãos dos censores federais. Nem mesmo a edição americana da PLAYBOY escapou, tendo a venda proibida em 6 de fevereiro de 1970. A justificativa do governo militar, nas palavras do então ministro da Justiça, Alfredo Buzaid (1969-1974), era que as “revistas de mulher pelada” estimulariam a “licenciosidade, insinuariam o amor livre e ameaçariam destruir os valores morais da sociedade brasileira”. Na visão do ministro, elas obedeceriam a um mirabolante “plano subversivo comunista que colocaria em risco a segurança nacional”. (RISÉRIO, Manoel. Playboy vs. Censura – 1975/1980. In: Revista Playboy. Editora Abril, nº 423, agosto de 2010, p. 244).Sobre a censura durante a ditadura militar no Brasil, julgue os itens como verdadeiros ou falsos:

I Para além do aspecto cômico, a censura às revistas de nudez, sob a alegação de um suposto plano subversivo comunista, serve como indício de que o discurso conservador dos militares no poder ecoava positivamente em setores numericamente significativos da população brasileira, o que explica a base de apoio ao regime nos seus primeiros anos.

II Na justificativa utilizada para censurar a revista Playboy pode-se perceber que a preocupação com o controle social e político pensado pelo governo militar estendia-se,também, sobre o corpo e suas imagens. Sabendo disso, grupos artísticos nacionais passam a agenciar as performances corporais como forma de subverter o sistema, dando origem à chamada “geração do desbunde”.

III Embora mantendo um forte controle sobre revistas e livros considerados imorais, novas pesquisas históricas têm mostrado que houve uma grande permissividade com relação à publicação de outros gêneros literários, inclusive de autores cubanos e soviéticos, independente de seus posicionamentos políticos.

Está(ão) correta(s) a(s):

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis