Questão Q517005
2001 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Petrobras
Prova: Concurso Petrobras - Engenheiro / Engenharia de Equipamentos Área Elétrica (Júnior) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2001 Petrobras

Há incertezas quanto ao futuro do mundo, e elas não são a...

Há incertezas quanto ao futuro do mundo, e elas não são apenas reflexo dos atos de terror que abalaram os EUA na manhã de 11 de setembro de 2001. Bem antes disso, uma voz abalizada - a do historiador Eric Hobsbawm - já alertava para o fato de não se saber para onde seguir ante uma nova realidade: após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o colapso do socialismo no Leste europeu e a emergência isolada do predomínio norte-americano na cena internacional. Relativamente a esse quadro, julgue os itens que se seguem.

O desaparecimento da URSS não significou a imediata e incontestável hegemonia dos EUA; para muitos estudiosos da política internacional, a velha ordem bipolar foi substituída, até o momento, por algo passível de ser definido como uma ordem unimultipolar, apesar da inegável ascendência norte-americana.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...