Questão Q515710
2000 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Departamento de Polícia Federal (DPF)
Prova: Concurso Departamento de Polícia Federal (DPF) - Policial Federal / Agente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2000 Departamento de Polícia Federal (DPF)

Na política brasileira atual, vem ganhando destaque o rel...

Na política brasileira atual, vem ganhando destaque o relacionamento pouco amistoso entre o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o governador de Minas Gerais, Itamar Franco. No mais recente antagonismo entre ambos, foi realçada a questão do federalismo brasileiro, suscitada por uma ação federal em uma determinada localidade mineira. A respeito dessas divergências tornadas públicas, com óbvias repercussões políticas, e de aspectos históricos recentes que as antecederam, julgue os itens seguintes.

Fazendo de Minas Gerais uma espécie de trincheira da oposição ao governo federal, Itamar Franco critica em Fernando Henrique Cardoso sua suposta subserviência ao corporativismo das grandes empresas estatais, embora reconheça a sensibilidade social de seu antigo ministro.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...