Numa definição geral, o solo pode ser considerado como:...

Numa definição geral, o solo pode ser considerado como: matéria orgânica ou mineral inconsolidada aflorante, que mostra os efeitos de fatores genéticos e ambientais a que foi submetida, tais como clima (incluindo efeitos de temperatura e água) e macro e microrganismos, condicionados pelo relevo, atuando no material inicial durante um período de tempo. Sendo constituído por partículas, os solos são extremamente vulneráveis aos processos erosivos provocados:

  • A.

    pela ocupação humana nos aglomerados urbanos;

  • B.

    pela abertura de estradas, quaisquer que sejam as técnicas de engenharia utilizadas;

  • C.

    pelos reflorestamentos destinados à produção de carvão;

  • D.

    pelos desmatamentos e pela agricultura de baixo padrão técnico;

  • E.

    pela agricultura de alto padrão técnico que utiliza tratores e curvas de nível.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ainda com relação à adolescência e aos múltiplos aspectos relacionados a essa fase da vida, julgue os itens seguintes. Considera-se puberdade precoce nas meninas o aparecimento das mudanças puberais antes dos 10 anos de idade.

Resolva a questão aqui ›


A compostagem é um processo biológico aeróbio e controlado de transformação da fração orgânica de resíduos sólidos em resíduos estabilizados, com propriedades e características completamente diferentes do material que lhe deu origem. Quanto ao processo de compostagem de resíduos sólidos, julgue os itens subseqüentes.

No caso em que sejam empregadas leiras de reviramento, há necessidade de se introduzir oxigênio para manutenção dos microrganismos responsáveis pelo processo, o que se consegue por meio de insuflação de ar atmosférico no interior das leiras.

Resolva a questão aqui ›


No processo de desmatamento da Amazônia,

a especulação fundiária é um fator altamente relevante.

Resolva a questão aqui ›