Questão Q506701
2009 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal Brasília Ambiental - DF (IBRAM/DF)
Prova: Concurso Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal Brasília Ambiental - DF (IBRAM/DF) - Analista de Atividades do Meio Ambiente Área Meteorologista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2009 Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal Brasília Ambiental - DF (IBRAM/DF)

Nas figuras acima, o setor quente na superfície é relativ...

Nas figuras acima, o setor quente na superfície é relativamente largo em (I), mas se vai estreitando em decorrência do movimento relativo da frente fria e da frente quente. Nessa situação, a frente fria desloca-se mais rapidamente que a quente. Em (II), a frente fria está próxima da quente, próxima à oclusão à superfície. As outras duas situações possíveis, após a oclusão, são mostradas em (III) e em (IV). Nessas duas últimas situações, o setor quente foi elevado, permanecendo no solo a cunha fria. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Complexos convectivos de mesoescala atingem principalmente a região Sul do Brasil, têm duração de 3 a 36 horas e formam-se preferencialmente em condições de ar frio e seco com ventos fortes de oeste na média troposfera e de advecção de ar quente e úmido na baixa troposfera.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...