A partir dos Modelos Numéricos de Previsão do Tempo se ob...

A partir dos Modelos Numéricos de Previsão do Tempo se obtém uma melhor compreensão do funcionamento da atmosfera, sendo possível gerar direta ou indiretamente variáveis que descrevem a sua dinâmica. A esse respeito, analise as proposições a seguir.

1) A convergência do fluxo de umidade é essencial para a origem e o desenvolvimento de processos convectivos. Apenas a convergência de vapor d‟água nos níveis mais baixos apresenta efeitos significativos naquele processo, porque a quantidade de água acima do nível dos 500 hPa é desprezível.

2) A divergência serve para diagnosticar áreas com movimento vertical ascendente ou descendente do ar. Se o escoamento em uma região apresentar forte convergência em baixos níveis, deduz-se, pela equação da continuidade, que em tal região predomina movimento vertical ascendente na média troposfera e, na alta troposfera, divergência.

3) O campo de vorticidade relativa é útil para a localização de cavados e cristas nas circulações ciclônicas e anticiclônicas, respectivamente. A vorticidade relativa negativa (ζ>0) representa escoamento anticiclônico e a positiva (ζ<0) um escoamento ciclônicon quando ambos observados ao sul do Equador.

Está(ão) correta(s), apenas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis