A partir das reflexões propostas pela charge e pelo fragm...

Geografia - Geral - Banca não informada - 2014 - IFNMG/MG - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

A partir das reflexões propostas pela charge e pelo fragmento de texto apresentado, e, considerando outros conhecimentos sobre o assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A reconstrução vertical do mundo, tal como a globalização está realizando, impõe a todos os países normas comuns de existência e, se possível, ao mesmo tempo e rapidamente. O que pode ser irreversível, uma vez que o novo mundo anunciado afirma uma base econômica e financeira cada vez mais integrada e cooperativa.

( ) Cada época cria novos atores e atribui papéis novos aos já existentes. Este é também o caso do novo poder político emergente das relações estabelecidas entre os países capitalistas globalizados, representado agora como o único poder capaz de conduzir e reorganizar a distribuição da riqueza mundial.

( ) É irônico pensar que o progresso técnico-científico e o crescimento econômico fossem vistos como uma condição para realizar a globalização com a mais completa humanização da vida no planeta. O fato é que, quando esse progresso é finalmente alcançado, a globalização até se realiza, mas não a serviço de toda a humanidade.

( ) A representação da globalização como perversidade decorre dos inúmeros efeitos colaterais gerados por esse processo, dentre eles, o desemprego, o aumento da pobreza e da fome, o desabrigo que se generaliza por todos os continentes, além do aprofundamento dos males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos e a corrupção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F F V V.
  • B. V F V F.
  • C. F V F V.
  • D. V V F F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Engels, no livro A situação da classe operária na Inglaterra, atribui enorme importância aos fenômenos urbanos. Julgue se os itens a seguir constituem aspectos apontados por Engels com relação a esse tema.

No capitalismo, há dupla tendência de centralização: de um lado, a concentração demográfica e, de outro, a concentração do capital.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da microfilmagem de documentos de arquivo, julgue os próximos itens.

A microfilmagem de documentos de arquivos é recomendada nos casos em que o volume documental é elevado e o seu prazo de guarda, longo.

Resolva a questão aqui ›