Analise os domínios morfoclimáticos do Brasil abaixo. I...

Analise os domínios morfoclimáticos do Brasil abaixo.

I. Planícies inundáveis, tabuleiros com vertentes semimamelonizadas, morros baixos em forma de meia laranja nas áreas onde afloram os terrenos cristalinos, terraços com cascalhos e formação laterita, rica variedade de águas perenes.

II. São densas, com árvores altas em setores mais baixos do relevo, troncos recobertos por grande diversidade de epífitas. Apresenta grande biodiversidade. Ecologicamente, a distribuição azonal e em altitudes variáveis favorece a diversificação de espécies, que estão adaptadas às diferentes condições topográficas, de solo e umidade.

III. Marcada por árvores com troncos de cortiça espessa e folhagem coriácea e pilosa. As espécies são adaptadas para retirar água de grandes profundidades do solo. As espécies típicas da região só se desenvolvem em solo ácido. Ocupam terrenos planos levemente convexizados que encontram rios permanentes ladeados por matas de galeria e buritizais.

IV. É a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista. São homogêneas, sua dinâmica populacional está fortemente relacionada com o processo de sucessão das Matas. É uma espécie emergente e marcadora da fisionomia da vegetação. Esta espécie, ao colonizar áreas abertas ou de campo, cria condições que facilitam o recrutamento de outras espécies vegetais por meio de sombreamento dado por sua copa. Assim, sob estas desenvolvem-se outras espécies arbóreas e herbáceas formando um sub-bosque.

Os domínios acima são, respectivamente,

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis