Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto...

Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. Observe as afirmativas abaixo:

I - Paisagem: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. A grosso modo, a paisagem pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana.

II – Lugar: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ele foi definido como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera os chamados “lugares ocultos”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade.

III - Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza.

IV - Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território ou para entender determinados aspectos do espaço.

Podemos assinalar como CORRETAS as afirmativas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis