Para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, entend...

Para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se como despesa total com pessoal o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de poder, com quaisquer espécies remuneratórias. Nos gastos de despesa com pessoal, NÃO se inclui nos limites da Lei os(as)

  • A.

    subsídios.

  • B.

    incentivos à demissão voluntária.

  • C.

    vencimentos e as vantagens variáveis.

  • D.

    gratificações.

  • E.

    horas extras.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Utilizando os conceitos básicos da análise macroeconômica, essenciais à compreensão dos grandes agregados econômicos, julgue os itens que se seguem.

O superavit na conta de transações correntes do balanço de pagamentos, somado à poupança nacional, expande a oferta de fundos emprestáveis e, portanto, aumenta as disponibilidades de fundos para financiar os investimentos.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.

A mediação nos conflitos familiares toma da psicanálise alguns aportes, como sua contribuição específica da escuta e a concepção da singularidade de cada caso, porém não outorga ao mediador a função de interpretação da escuta e da palavra.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 55 anos de idade e etilista apresenta carcinoma espinocelular de borda lateral de língua e pescoço clinicamente negativo (T3, N0).

Com relação a essa caso, julgue os itens que se seguem.

O tratamento-padrão do referido carcinoma consiste na utilização da pesquisa do linfonodo sentinela.

Resolva a questão aqui ›