Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da...

Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da comunicação não verbal.

  • A.

    Os quatro primeiros meses de vida do bebê são marcados por comportamentos reativos, sendo que o bebê reage ao mundo de forma reflexa e, nessa fase inicial, tenta se comunicar por meio de olhares e expressões faciais de modo intencional.

  • B.

    Dos dois aos oito meses de idade, o bebê vai apresentando maior interesse pelos objetos e pessoas, maiores recursos para interagir e maior domínio motor; nessa fase o bebê ainda não se diferenciou como sujeito e ainda não apresenta comportamentos comunicativos intencionais propriamente ditos.

  • C.

    Aos doze meses de idade, a criança já apresenta comportamentos comunicativos intencionais de caráter convencional, ou seja, utiliza a linguagem falada para referir- se a situações passadas e a objetos que não estão presentes no campo perceptual.

  • D.

    A partir dos quinze meses de idade, a criança passa a apresentar comportamentos comunicativos intencionais, ou seja, busca meios de comunicar alguma coisa para alguém, mas ainda não responde às tentativas de interação que partem dos outros.

  • E.

    Ao redor do primeiro ano de vida, a criança torna-se capaz de fazer uso da comunicação simbólica, ao comunicar- se por meio de gestos que representam ações ou objetos, como, por exemplo, pedir uma boneca fazendo o gesto de ninar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O modelo do campo de saúde, proposto por Laframboise em 1973, elaborado para melhor explicar a determinação dos agravos não infecciosos, considera a multicausalidade como decorrência de fatores relacionados a diferentes elementos. Com referência a esses elementos, julgue os itens subseqüentes.

A biologia humana é o principal determinante de mortalidade por doenças cardiovasculares em países desenvolvidos.

Resolva a questão aqui ›


Considere uma paciente, de 36 anos de idade, assintomática, encaminhada ao endocrinologista para avaliação de nódulo sólido, de 2,3 cm × 1,6 cm, no lobo tiroideano esquerdo, apresenta exames laboratoriais: TSH = 1,4 mUI AmL!1 (VR: 0,3-5), T4 livre = 1,3 ng AdL!1 (VR: 0,7-1,8), anti-TPO = 940 (VR: <34). Com relação a esse quadro clínico e aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.

Essa paciente obrigatoriamente deve realizar uma punção aspirativa por agulha fina.

Resolva a questão aqui ›


Valquíria Pereira, de cinco anos, foi agredida por um gato ao tentar pega-lo E teve arranhaduras profundas no braço direito. O gato era da vizinha e apareceu morto no dia seguinte. Assinale a alternativa que indica o tratamento anti-rábico correto para o referido caso.

Resolva a questão aqui ›