Uma paciente com trinta e oito anos de idade, 167 cm de...

#Questão 494288 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Modalidade: Multiprofissional em Atenção Oncológica

Uma paciente com trinta e oito anos de idade, 167 cm de altura e 74 kg de peso, sem história de doença pulmonar ou cardíaca, foi admitida no pronto-socorro de um hospital regional, com diagnóstico de miastenia grave. Na consulta, ela relatou cefaleia matinal, fraqueza muscular generalizada e fragmentação do sono, com roncos e engasgos intermitentes. Na ocasião da admissão, apresentou dispneia, frequência respiratória de 36 irpm, frequência cardíaca de 110 bpm, pressão arterial de 140 mmHg × 95 mmHg. No hospital, foram obtidos os seguintes exames.

Considerando esse quadro clínico e conceitos de fisiologia e fisiopatologia respiratória a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

No caso do paciente em questão, e mesmo em indivíduos saudáveis, durante a fese REM (rapid eye movement) do sono, é comum que a saturação de oxigênio atinja valores abaixo de 90%. Isso ocorre devido à redução do tônus dos músculos esqueléticos.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis