A lei de Faraday relaciona a força eletromotriz com o flu...

A lei de Faraday relaciona a força eletromotriz com o fluxo magnético em qualquer tipo de espira, incluindo um circuito fechado. A respeito da lei de Faraday e suas aplicações, assinale a opção correta.

  • A.

    Considere que um fio retilíneo longo passa no centro de um anel metálico, perpendicularmente ao plano do anel. Se a corrente no fio estiver aumentando, pode-se afirmar que não surgirá no anel uma corrente induzida.

  • B.

    Se uma espira retangular for colocada em repouso perpendicularmente às linhas de um campo magnético uniforme, uma corrente induzida percorrerá a espira no sentido contrário da causa que a originou.

  • C.

    Para que seja induzida uma força eletromotriz em um circuito, é necessário que o fluxo através desse circuito seja constante.

  • D.

    A energia dissipada por um resistor, ao ser percorrido por uma corrente induzida, é inversamente proporcional à corrente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A relação ecológica harmônica, que beneficia ambas as espécies nela envolvidas, mas é facultativa, ou seja, não essencial a sobrevivência dessas espécies, denomina-se

Resolva a questão aqui ›


Acerca do exercício do poder de polícia, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico.

A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

A presença de concentração elevada de eosinófilos no fluido peritoneal pode turvar o líquido, o que é comum logo após a inserção do cateter em conseqüência da existência de ar, ou de outras substâncias irritantes, na cavidade peritoneal, que se resolve espontaneamente entre 2 e 6 semanas.

Resolva a questão aqui ›