It can be inferred from the text that...

It can be inferred from the text that

  • A.

    in Ireland, the English language was adopted both by the Catholic church and the nationalist movement as a way of conciliation.

  • B.

    the Irish native language was supplanted by English because it became associated with poverty.

  • C.

    the adoption of English as the language of school instruction was a powerful tool to undermine the identity of the Irish people.

  • D.

    the Irish adopted the language of their conquerors because of the advantages it would bring to them.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Homem, 68 anos, obeso, trabalhador há 30 anos em indústria química em setor de diluentes, tabagista (mais de 30 cigarros por dia), hipertenso com tratamento irregular, chega ao PS, após um dia inteiro de trabalho, com queixa de precordialgia tipo aperto há pouco mais de 40 minutos, acompanhado de palpitações, náuseas e vômitos. Relata irradiação para MSE e mandíbula. O ECG apresenta inversão profunda (> 7 mm) e simétrica da onda T, que se normaliza com o uso de nitrato sublingual, havendo também melhora da dor. Nesse caso,

Resolva a questão aqui ›


A respeito do conservadorismo e das questões éticas contemporâneas, julgue os itens a seguir. No contexto da sociedade capitalista, a moral conservadora se opõe tanto ao liberalismo quanto ao socialismo, uma vez que propõe a reforma social do capitalismo, moralizando costumes e defendendo a hierarquia, a ordem e a tradição.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de vinte e cinco anos de idade foi atendido em uma clínica fisioterapêutica. Durante a avaliação do membro superior direito, o fisioterapeuta solicitou ao paciente que permanecesse com o cotovelo fletido a 90.º, o antebraço em pronação, a mão fechada e o punho em extensão. O fisioterapeuta aplicou pressão, forçando a flexão do punho, com o antebraço do paciente estabilizado, e o paciente relatou dor súbita próximo à origem comum dos extensores do punho, no nível do epicôndilo lateral.

Com base no resultado do teste acima aplicado, a provável síndrome do paciente em questão é

Resolva a questão aqui ›