O conhecimento filosófico é finalístico e procura as razõ...

O conhecimento filosófico é finalístico e procura as razões fundamentais de todas as coisas, ao passo que o conhecimento científico-tecnológico caracteriza-se por ser objetivo, preciso, seguro, e testável empiricamente. A respeito dessas duas modalidades de conhecimento, julgue os itens de 56 a 61.

Aristóteles entendia que todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer; uma prova disso é o prazer das sensações, pois até mesmo fora da sua utilidade, as sensações agradam por si mesmas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da microfilmagem aplicada aos documentos arquivísticos, julgue os seguintes itens.

No processo de microfilmagem, o filme original e o filme cópia devem ser armazenados em locais distintos.

Resolva a questão aqui ›


Duas lâmpadas idênticas, serão ligadas a uma mesma fonte de tensão V. Se elas estiverem ligadas em série, cada uma delas dissipará a mesma potência P1. Se elas estiverem ligadas em paralelo, cada uma delas dissipará a mesma potência P2. A potência P1 é igual a

Resolva a questão aqui ›


Pedro é servidor público e Maria e Joana, além de amigas, são sócias-gerentes de duas empresas distintas do ramo de construção civil. Pedro, no exercício da competência do seu cargo, homologou uma licitação, do tipo técnica e preço, que visava à reforma do prédio da sua repartição pública. Houve denúncia de que a empresa de Maria teria apresentado uma proposta superfaturada da obra e de que Joana não teria participado do certame a pedido de Maria, em nome da amizade entre ambas. Diante do eventual dano ao patrimônio público, o Tribunal de Contas determinou a abertura de tomada de contas especial. Com base na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

Na hipótese, a própria administração pública, caso verifique que os preços apresentados são superiores aos de mercado, poderá revogar a licitação, em vez de anulá-la.

Resolva a questão aqui ›