Questão Q475045
2007 Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) Secretaria de Estado de Educação - SP (SEE/SP)
Prova: Concurso Secretaria de Estado de Educação - SP (SEE/SP) - Professor Área Filosofia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) do ano 2007 Secretaria de Estado de Educação - SP (SEE/SP)

"Toda arte, toda filosofia, pode ser considerada como mei...

"Toda arte, toda filosofia, pode ser considerada como meio de cura e de auxílio a serviço da vida que cresce, que combate: pressupõe sempre sofrimento e sofredores. Mas há duas espécies de sofredores, primeiro os que sofrem de abundância de vida, que querem uma arte dionisíaca e, do mesmo modo, uma visão e compreensão trágicas da vida – e depois os que sofrem de empobrecimento de vida, que procuram por repouso, quietude, mar liso, redenção de si mesmo pela arte e pelo conhecimento, ou então a embriaguez, o espasmo, o ensurdecimento, o delírio".

Essa passagem, extraída de A Gaia Ciência, de Nietzsche, evoca a relação do autor com o trágico e o dionisíaco. A mesma relação foi tratada em outro livro de Nietzsche, O Nascimento da Tragédia.

Assinale a alternativa que expõe corretamente algum aspecto dessa relação em algum dos livros.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...