Em relação à dissolução e solubilidade de princípios ativ...

Em relação à dissolução e solubilidade de princípios ativos, é correto afirmar que

  • A.

    o aumento da área superficial das partículas a serem dissolvidas aumenta a solubilidade dos princípios ativos; por isso pode-se projetar medicamentos de ação imediata ou controlada.

  • B.

    a concentração de saturação do princípio ativo nas camadas de difusão corresponde à solubilidade mínima do fármaco no solvente.

  • C.

    comprimidos de ácido acetilsalicílico (AAS) tamponados efervescentes possuem adjuvantes ácidos que aumentam a velocidade de dissolução do AAS no estômago.

  • D.

    na maioria das vezes, a velocidade de dissolução de um princípio ativo na forma de sal é muito melhor do que na forma base.

  • E.

    geralmente, a forma hidratada de uma molécula orgânica é mais solúvel e tem maior velocidade de absorção do que a forma anidra.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A perda da audição congênita ou adquirida interfere gravemente na comunicação. As crianças deficientes auditivas possuem capacidade mental normal, mas muitas vezes são tratadas ou confundidas com deficientes mentais. Na fase adulta, a surdez é uma barreira ao desenvolvimento profissional, social e psíquico. Na terceira idade, a situação piora porque já existem tendências à introversão, à segregação e ao preconceito em relação ao idoso. São medidas de prevenção primária à deficiência auditiva:

Resolva a questão aqui ›


Com o advento da microscopia eletrônica na década de 30 do século passado, diversas descobertas foram feitas na área de ultraestrutura e do funcionamento das células e outros materiais. Acerca da microscopia eletrônica, julgue os itens de 56 a 64.

A fase de infiltração e inclusão das amostras submetidas ao MET deve ser feita utilizando parafina concentrada; após secagem em estufa, o bloco pode ser cortado em um ultramicrótomo.

Resolva a questão aqui ›


Na antiga teoria geocêntrica, Ptolomeu introduziu a ideia de epiciclos, com os quais reforçou a teoria aristotélica dos movimentos circulares no céu, possibilitando a previsão das posições dos astros com altíssima precisão. O modelo de Ptolomeu, com toda sua complexidade matemática, durou desde o século II até a idade média, sendo um dos modelos científicos de maior sucesso da história. A inclusão da ideia de epiciclos na antiga teoria geocêntrica foi necessária para descrever o movimento

Resolva a questão aqui ›