Observe os seguintes pares mínimos: I – Pato / Bato II...

Língua Portuguesa - Fonologia - Banca não informada - 2016 - Prefeitura de Ituiutaba - MG - Professor de Língua Portuguesa (Literatura)

Observe os seguintes pares mínimos:

I – Pato / Bato

II – Faca / Vaca

III – Pente / Dente

Sobre a distinção de fonemas dos pares mínimos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. No par mínimo I, a distinção é vista somente pelo vozeamento ou sonoridade, /p/é surdo e /b/é sonoro, pois o ponto de articulação das consoantes é o mesmo.
  • B. Nos pares mínimos I e II, a distinção é vista somente pelo vozeamento ou sonoridade, /p/ e /f/ são surdos enquanto /b/ e /v/ são sonoros, pois as quatro consoantes são bilabiais.
  • C. No par mínimo III, a distinção é vista tanto pelo vozeamento ou sonoridade, /p/é surdo e /d/ é sonoro, quanto pelo ponto de articulação, pois /p/ é bilabial e /d/ é linguodental.
  • D. Nenhuma das alternativas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Criança surda, filha de pais surdos e usuária da língua de sinais, havia sido submetida, logo após o nascimento, ao teste da orelhinha com resultados dentro do padrão de normalidade.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O resultado do teste da orelhinha pode indicar que o bebê é ouvinte, apesar de os pais serem surdos.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, acerca da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que trata da elaboração de referências.

Na referenciação de obras que têm como responsáveis entidades, como órgãos governamentais, a entrada é feita diretamente pelo seu nome, seguida do país, estado ou cidade, entre parênteses.

Resolva a questão aqui ›


Ainda com relação a LOAS: Compete aos Municípios, exceto:

Resolva a questão aqui ›