Assinale a opção correta acerca da literatura brasileira....

Assinale a opção correta acerca da literatura brasileira.

  • A.

    Em seus romances, Clarice Lispector serviu-se do monólogo interior e do fluxo de consciência, em detrimento do enredo, para traduzir seu mergulho visceral na vida introspectiva.

  • B.

    Érico Veríssimo, com a saga O tempo e o vento, inaugura a epopeia regional da floresta amazônica e da vida dos ribeirinhos no norte brasileiro.

  • C.

    Em Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa, destacam-se os problemas dos retirantes nordestinos expulsos de suas terras pela seca e pela falta de trabalho.

  • D.

    A tradição de romances regionalistas é inaugurada com a obra Fogo morto, de José Lins do Rego, cuja temática consiste na grande seca de 1915, ocorrida no nordeste brasileiro.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Marcel, durante a realização de seu estágio em um escritório de advocacia, devidamente autorizado por seu chefe, atendeu a uma consulta formulada por um cliente. O cliente desejava esclarecimentos sobre o direito de voto e seu exercício nas companhias. Marcel respondeu, corretamente, que

Resolva a questão aqui ›


Em relação ao direito de empresa, julgue os itens subseqüentes. O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.

Resolva a questão aqui ›


Tomaz foi contratado por determinada instituição bancária, como contínuo, cumprindo jornada diária de 6 horas. Ao longo dos anos, galgou postos na estrutura administrativa do banco, exercendo as funções de escriturário, caixa-executivo, subgerente e gerente em uma das agências. Nas três últimas funções indicadas, a jornada de Tomaz foi majorada de 6 para 8 horas diárias. Como subgerente, Tomaz substituía o gerente em suas ausências eventuais, sendo o responsável pela coordenação administrativa da agência. Embora Tomaz tivesse ocupado o cargo de gerente por mais de 7 anos, detendo grande experiência na função, a auditoria do banco detectou falhas em algumas das operações de crédito por ele autorizadas, as quais, além dos prejuízos causados, acabaram determinando a sua destituição do cargo gerencial ocupado. Reposicionado no cargo de subgerente, Tomaz sofreu sensível redução em seu salário. Dois meses após a reversão ao cargo de subgerente, Tomaz acabou demitindo-se do emprego, por considerar abalada a sua imagem na empresa, deixando de cumprir o aviso prévio. Buscando receber indenização por dano moral, no importe de R$ 50.000,00, além de outros direitos próprios da rescisão indireta do contrato, Tomaz ingressou com ação na justiça do trabalho, apresentando diversos documentos e duas testemunhas. O banco, por sua vez, apresentou contestação e cinco testemunhas. Em audiência, o juiz colheu o depoimento de duas testemunhas de cada parte, indeferindo a oitiva das demais e julgando procedentes as pretensões de Tomaz.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Em razão de não ter ouvido todas as testemunhas apresentadas pelo banco, o juiz praticou claro cerceamento de defesa, sobretudo em razão do posterior julgamento favorável a todos os pedidos deduzidos.

Resolva a questão aqui ›