A frase em que todas as palavras estão corretamente flex...

A frase em que todas as palavras estão corretamente flexionadas é a seguinte:

  • A.

    A quem se dispor a colaborar, os voluntários entregarão listas de abaixo-assinados para serem preenchidas.

  • B.

    Nas mesas-redondas em que se discutiram mudanças na legislação, muitos se manteram indecisos.

  • C.

    Não é um único dirigente que institue os passos a serem dados; nesta questão, quanto maior o número de cidadões a opinar, melhor será.

  • D.

    Eles detêm um saber específico que devemos respeitar; não se pode fazer como aqueles pseudoespecialistas que criticam tudo aleatoriamente.

  • E.

    Se eles verem necessidade de conferir a autenticação dos documentos a serem enviados ao museu, os tabeliões poderão ajudar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Atenção: Para responder às questões de números 28 a 30, considere a seguinte situação:

Em 20/10/2012 empresário é surpreendido pela fiscalização frustrando direito assegurado pela legislação do trabalho em razão da jornada exaustiva imposta aos empregados, tendo ficado caracterizada a condição análoga à de escravo. No curso da ação penal, comprovou-se que o empregador lançou falsas anotações nas carteiras de trabalho dos empregados e que, em 05/05/2010, fora condenado em outro processo, pela prática de apropriação indébita de contribuições previdenciárias. Considerando as condutas típicas do empresário, é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


O modelo básico de Heckscher – Ohlin, de comércio internacional, supõe que, entre os países envolvidos, a(o)

Resolva a questão aqui ›


Um pesquisador, vinculado a uma instituição hospitalar universitária, após ter obtido resultados favoráveis de um estudo clínico em animais relativo aos efeitos de um novo medicamento e ter seguido os protocolos do desenho metodológico de natureza científica e dos princípios éticos que regulamentam a pesquisa em animais, decidiu fazer um ensaio clínico para avaliar o regime de quimioterapia desse medicamento em pacientes com câncer. Ele elegeu como sujeitos da pesquisa pacientes aos quais prestava atendimento médico nesse hospital universitário e que tinham, por seu baixo poder aquisitivo, dificuldade de acesso a serviços de saúde. O pesquisador selecionou, entre esses sujeitos, pacientes para caso-controle e comunicou ao grupo, com o conhecimento da equipe de saúde local, a introdução desse medicamento no regime terapêutico.

Considerando a situação e as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes, que versam acerca dos princípios éticos e dos atos regulatórios envolvidos na realização de pesquisas em seres humanos.

O pesquisador deve informar ao paciente os procedimentos adequados para que possa dar seu consentimento, de modo a garantir que sua participação no estudo seja voluntária. O paciente deve saber que sua recusa em participar da pesquisa não comprometerá seu atendimento e que ele poderá se retirar dela em qualquer etapa do estudo.

Resolva a questão aqui ›