As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que seg...

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

É crescente a importância do aparelho jurídico. Muita gente atribui ao aparelho jurídico a tarefa de bem responder a tudo o que se espera do aparelho jurídico. Se não dermos crédito ao aparelho jurídico, acreditaremos em quê?

Evitam-se, de modo correto, as viciosas repetições do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente:

  • A.

    lhe atribui - dele espera-se - o dermos crédito

  • B.

    atribui-lhe - dele se espera - lhe dermos crédito

  • C.

    o atribui - dele se espera - dermos-lhe crédito

  • D.

    atribui-lhe - dele espera-se - dermos-lhe crédito

  • E.

    o atribui - se espera dele - o dermos crédito

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um fenômeno social típico no espaço urbano nos dias de hoje tem sido a verdadeira proliferação de grupos de pessoas organizadas na forma de gangues, sob motivações diversas, que envolvem arruaças, brigas, lesões corporais e até mortes, além do consumo de álcool e(ou) drogas ilícitas. Em sua ampla maioria, as gangues são compostas por menores de idade, e, entre seus membros adultos, a maioria deles costuma estar abaixo dos 23 anos de idade.

Acerca do assunto objeto do texto acima, julgue os seguintes itens.

Ao contrário do que se imagina, as práticas violentas não são consideradas pelos adolescentes das gangues como demonstração de audácia e valentia, e portanto, funcionam como um passaporte para a rejeição dos demais.

Resolva a questão aqui ›


O exercício profissional do arquiteto envolve inúmeras atividades que podem compreender elaboração e aprovação do projeto de arquitetura, compatibilização com os projetos complementares, acompanhamento técnico e entrega final da obra realizada. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Um projeto de edificação deve ser executado, obrigatoriamente, de acordo com o plano diretor urbano e as normas de edificações da cidade a que se destina.

Resolva a questão aqui ›


É exigência constitucional a prestação de contas por qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos. No âmbito federal compete ao Tribunal de Contas da União

Resolva a questão aqui ›