No Texto 5, os elementos "mas" (linha 1), "como" (linha 2...

No Texto 5, os elementos "mas" (linha 1), "como" (linha 2), e "se" (linha 3), indicam, respectivamente:

  • A.

    oposição, comparação, condição.

  • B.

    causa, oposição, intensidade.

  • C.

    adição, conseqüência, oposição.

  • D.

    oposição, tempo, comparação.

  • E.

    conseqüência, adição, causa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação à política de assistência social e sua regulamentação pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), julgue os seguintes itens.

No Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os conselhos e as conferências municipais são os espaços privilegiados, nesse âmbito, para a efetiva participação da sociedade.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às soluções de tecnologia da informação e comunicação, julgue o item a seguir. REST é uma técnica de engenharia de software para sistemas hipermídia distribuídos. De acordo com essa técnica, o estado da informação deve ser mantido no cliente, e o servidor não deve guardar o estado da comunicação de nenhum cliente que se comunique com o servidor, além de uma única requisição.

Resolva a questão aqui ›


Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

No caso, o diagnóstico de DPOC é possível se houver a presença de dispneia, tosse crônica com ou sem secreção e história de exposição aos fatores de risco da doença. Além disso, a espirometria pós-broncodilatador FEV1/CVF < 70 confirmaria a presença de limitação do fluxo aéreo.

Resolva a questão aqui ›