Questão Q455380
2004 Escola de Administração Fazendária (ESAF) Ministério Público da União (MPU)
Prova: Concurso Ministério Público da União (MPU) - Analista Área Administrativa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) do ano 2004 Ministério Público da União (MPU)

Leia os itens seguintes, que formam um texto, para respo...

Leia os itens seguintes, que formam um texto, para responder às questões 61 e 62.

Marque V diante das asserções corretas e F diante das falsas e depois escolha a seqüência certa.

( ) Em: "Se a data da Abolição marcará no Brasil o fim do predomínio agrário ...", (l.1 e 2 da opção a da questão 61) empregando-se no presente a forma verbal, altera-se o sentido do enunciado.

( ) Em "... estabelecendo entre esses dois acontecimentos e numerosos outros uma revolução lenta..." (l.1, 2 e 3 da opção b da questão 61), o autor poderia ter usado uma oração adjetiva desenvolvida mantendo o mesmo sentido.

( ) Em "... temos experimentado em toda a nossa vida nacional..." (l.4 e 5 da opção b da questão 61), pode-se dispensar o artigo sem prejuízo da ortodoxia gramatical.

( ) Em "Processa-se, é certo, sem o grande alarde de algumas convulsões de superfície..." (l.1 e 2 da opção c da questão 61), o sujeito implícito é "elo secreto".

( ) Em "comparáveis a essas antigas revoluções palacianas" (l.5 e 6 da opção d da questão 61), o termo sublinhado opõe-se conceitualmente, no texto, a "revolução lenta, mas segura e concertada" (l. 3 da opção b da questão 61).

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...