Um importante indicador na avaliação da demanda por trans...

Um importante indicador na avaliação da demanda por transporte coletivo é a sua participação no total de viagens realizadas. Esta participação é obtida agrupando-se as viagens motorizadas em duas categorias: viagens motorizadas por modo coletivo e viagens motorizadas por modo individual. O percentual de cada um desses grupos no total de viagens motorizadas é a divisão modal. Analise o gráfico abaixo:

 

 

Com base no texto e na análise do gráfico, é correto afirmar:

  • A.

    Em 2002, houve uma queda da divisão modal para o modo individual e parcela significativa das viagens deixou de ser realizada a pé.

  • B.

    Em 1997, a divisão modal era de 53% para o modo coletivo e 47% para o modo individual. Em 2002, 37% das viagens eram realizadas a pé.

  • C.

    Entre 1987 e 1997 houve um aumento na participação das viagens por modo coletivo, o que revela pela primeira vez a superação do modo individual pelo modo coletivo.

  • D.

    Entre 1997 e 2002 houve diminuição da divisão modal para o modo coletivo, o que revela pela primeira vez a superação do modo coletivo pelo modo individual.

  • E.

    A divisão modal para o modo coletivo continuou inalterada nas duas últimas décadas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com a teoria de Weber, assinale a opção correta em relação à ciência.

Resolva a questão aqui ›


Na Serra do Mar, costumam ocorrer muitos movimentos de massa, com evidentes riscos à população e à infraestrutura instalada na região. Para o diagnóstico das áreas com maior probabilidade de ocorrência desses movimentos e maior dano potencial, foi gerado um mapa de suscetibilidade ao escorregamento, derivado da combinação de mapas de declividade, de litologias e de formas das vertentes.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens seguintes.

Na confecção do mapa de suscetibilidade, a orientação da vertente pode ter sido descartada por ser uma variável desnecessária e irrelevante.

Resolva a questão aqui ›