Toma-se como enunciado claro e apropriado à norma culta...

Toma-se como enunciado claro e apropriado à norma culta o seguinte:

  • A.

    Os autores se deteram um pouco mais longamente pelos aspectos que rotularam de discursivos, por se tratarem dos pontos de partida para a definição de seu objeto de estudos e por sucitarem, invariavelmente, discussões mais profícuas das questões que lhes vem interessando.

  • B.

    Não há certamente discurso sem inteiração entre locutores. Pode variar as marcas da mesma, a depender de coisas como canal utilizado (telefone ou carta, por exemplo), modalidade (escrita ou oral), assunto (um problema pessoal ou um ensaio de semântica), etc. Certamente pode haver mais interatividades na relação direta, por que a presença do interlocutor colabora mais.

  • C.

    Pelo o menos em línguas e sociedades como a nossa, aquilo que seria chamado de código elaborado tem uma aproximação maior com a escrita e partilha em muitas de suas características, enquanto que o chamado código restrito se diferencia dele apenas por um maior apêlo as informações do contexto.

  • D.

    A determinação é a excessão, não a regra, nos usos das línguas naturais, e é mais marcada na tradição escrita, por que ela foi inventada para a comunicação à distância, no tempo e/ou no espaço, e para isso teve que desenvolver mecanismos especiais de explicitação, desnecessário para parceiros face-à-face.

  • E.

    Na verdade, tudo o que sai da boca do Homem tem sua marca. O simples fato de falar, por exigir a escolha de certos recursos expressivos e por instaurar certas relações entre locutor e interlocutor (que se depreendem, freqüentemente, do dialeto ou das marcas estilísticas definidoras de papéis sociais), já indica a presença da subjetividade na linguagem.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com a norma-padrão, a frase que não precisa ser corrigida pelo Professor Carlos Góis, mencionado pelo Texto II, é:

Resolva a questão aqui ›


Na Análise de Ponto por Função, para que uma determinada função seja contada como um Arquivo Lógico Interno (ALI), algumas regras devem ser atendidas. Uma dessas regras visa a garantir que o grupo de dados

Resolva a questão aqui ›


Não considerando nenhuma outra alteração, se a atividade 8 (A8) sofrer um atraso de 8 dias no seu início, o evento 90

Resolva a questão aqui ›