Nos últimos anos, tem-se observado, no mercado de telecom...

Engenharia Elétrica - Sistemas de Televisão - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006 - ANATEL - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Nos últimos anos, tem-se observado, no mercado de telecomunicação, uma tendência para a oferta de serviços triple play, em que voz, dados e vídeo utilizam uma mesma conexão. A largura de banda necessária para o oferecimento desses serviços tem levado os fornecedores de tecnologia a novos desenvolvimentos em redes de acesso banda-larga. Acerca das tecnologias de acesso em banda-larga e considerando a arquitetura de redes mostrada na figura, julgue os itens a seguir.

Redes de TV a cabo digital são capazes de oferecer transporte de dados bi-direcional de banda larga, além de voz e serviços de TV digital. Por meio de um sistema de cable modem instalado na casa do usuário e no headend do provedor de serviço e utilizando-se o padrão DOCSIS para rede híbrida fibra-coaxial (HFC), é possível a transmissão de dados com taxas da ordem de 30 Mbps sobre um canal de 6 MHz que use técnica de modulação QAM.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A corrente num resistor de 30Ω, conectado entre os pontos a e b de um circuito elétrico, é 2 A. Alterando-se esse resistor para 5Ω, a nova corrente é 4 A. O equivalente de Thévenin entre os pontos a e b é representado por uma fonte de tensão em série com um resistor cujos valores, respectivamente, são

Resolva a questão aqui ›


Acerca da anatomia cirúrgica do tórax, julgue os itens subseqüentes.

É considerado ferimento penetrante toracoabdominal aquele que atinge da área submamilar até o rebordo costal de um determinado lado.

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos procedimentos relacionados à vistoria e à avaliação de imóveis urbanos, julgue os seguintes itens. A avaliação de um imóvel não pode ser finalizada sem a definição do real valor do bem analisado.

Resolva a questão aqui ›