Nos últimos anos, tem-se observado, no mercado de telecom...

#Questão 421564 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Televisão, CESPE / CEBRASPE, 2006, ANATEL, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Nos últimos anos, tem-se observado, no mercado de telecomunicação, uma tendência para a oferta de serviços triple play, em que voz, dados e vídeo utilizam uma mesma conexão. A largura de banda necessária para o oferecimento desses serviços tem levado os fornecedores de tecnologia a novos desenvolvimentos em redes de acesso banda-larga. Acerca das tecnologias de acesso em banda-larga e considerando a arquitetura de redes mostrada na figura, julgue os itens a seguir.

Redes de TV a cabo digital são capazes de oferecer transporte de dados bi-direcional de banda larga, além de voz e serviços de TV digital. Por meio de um sistema de cable modem instalado na casa do usuário e no headend do provedor de serviço e utilizando-se o padrão DOCSIS para rede híbrida fibra-coaxial (HFC), é possível a transmissão de dados com taxas da ordem de 30 Mbps sobre um canal de 6 MHz que use técnica de modulação QAM.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis